Aulas de Canto

Muitos amam cantar, mas pouquíssimos já pensaram em levar isso adiante para ver se dar certo.

Talvez por pensarem que se não sabem cantar e não nasceram com o dom para isso, que tem que ficar assim mesmo e tem que se conformar. Mas não é bem assim, acho que se você gosta de cantar e tem dedicação, você consegue.

Eu comecei a fazer aula de canto aos 14 anos, entrei porque queria montar uma banda com uma amiga e não sabia tocar nenhum instrumento. Nunca achei que tivesse “o dom” para isso, entrei apenas com as minhas técnicas de canto de chuveiro e muita vontade de aprender.
No começo me senti mal e ridícula porque odiava minha voz e me sentia humilhada pela professora (nada sério, somente pelo fato dela ser cantora lírica e cantar maravilhosamente bem). Mas aprendi muita coisa, nunca achei que minha voz fosse melhorar e que eu fosse realmente aprender a cantar.

Hoje faço aula de canto, com foco em canto lírico, sou mezzo-soprano e já fui chamada para ser vocalista de uma banda.

Tudo isso me fez pensar que se eu consegui aprender a cantar, então qualquer um pode aprender. Acho que não tem como você descobrir o potencial da sua voz se você não sabe como usar. Óbvio que quando você tem o dom é muito mais fácil, mas não quer dizer que seja impossível sem ele. Sei que não sou nenhuma cantora profissional mas vou falar algumas coisas básicas que aprendi nesses últimos cinco anos cantando:

  • Não tente se comparar com o seu ídolo, cada pessoa tem uma voz diferente, logo, cada pessoa canta de um jeito diferente. Não tenha como meta cantar igual ao seu ídolo.
  • Aprenda um instrumento! Eu achei que comecei a cantar melhor quando aprendi a tocar violão, porque comecei a treinar o meu ouvido e a saber ouvir de verdade, o que me ajudou muito no canto. Também é bom aprender para quando você for treinar, poder se acompanhar.
  • Treine muito. Mas sem forçar e nunca sem aquecer antes ou doente (doenças tipo gripe e resfriado, que afetam sua garganta e nariz). Se você sentir dor de garganta ou engasgar enquanto canta, não é um bom sinal. E também ouça muito a música que você for treinar.
  • Se for fazer aula, evite faltar. Quem canta sabe que uma aula que você falta, já dá para sentir uma “quebra” naquilo que você desenvolveu
Tipos de vozes: 
Ainda há as divisões internas de cada um, mas não vou aprofundar agora.
Sopranos (mulheres) e Tenores(homens): são as vozes mais agudas
Mezzos e Barítonos: ficam entre o grave e o agudo
Contraltos e Baixos: são as vozes mais graves
Quis mostrar apenas o básico com esse post e ajudar quem quer cantar a ir atrás do sonho, pretendo fazer outro em breve mostrando mais coisas e mais prática. Espero que tenham gostado e eu que eu tenha ajudado!

Um comentário sobre “Aulas de Canto

  1. Belo post.
    Eu fiz aulas de teclado, e conclui meu curso básico tem pouco tempo, e isso também me faz ter vontade de fazer canto, talvez eu faça, quando tiver mais tempo rsrs

  2. Obrigada Luane!
    Olha, você ter feito aulas de teclado já ajuda MUITO! Até porque todas as aulas de canto são feitas no piano, os aquecimentos, quando você ensaia uma música o professor acompanha no piano também etc espero que você consiga tempo para fazer porque vale muito a pena!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *